sábado, 19 de fevereiro de 2011

 Leda Nagle: Marthas Rochas do Brasil


Author:
BBMB
Edit |View ]

Date Posted: 00:27:14 02/18/11 Fri
Rio - Um nome voltou à cena durante esta semana, no Rio. Martha Rocha. Um nome que virou substantivo no Brasil dos anos 50. Um nome que é sinônimo de beleza. O nome da eterna Miss Brasil, com direito até a receita de bolo ou de torta. Vá lá no Google e arrisque “Marta Rocha” e encontre a receita: umas levam merengue; outras, chocolate ou creme de ovos, mas todas se chamam Marta Rocha. Desejo, sinceramente, muito sucesso à delegada Martha Rocha, vascaína, solteira, católica. Precisamos que ela trabalhe muito e acerte. E trabalhe bem para o bem de todos. E que ganhe o concurso contra a violência. Mas de tanto ler sobre esta fico pensando na outra.

Na minha cabeça, com todo o respeito, esta é que é a outra. Aprendi desde muito menina a admirar a linda baiana Martha, aliás Maria Martha Hacker Rocha, a sétima filha dos 11 filhos de Alvaro e Hansa Rocha, nascida em Salvador, onde ganhou o primeiro título antes de ser a nossa Miss Brasil. A baiana que quase foi Miss Universo, que este ano, mais precisamente em 19 de setembro, faz 75 anos. Querida e linda Martha. As imagens se sucedem na minha memória mostrando o sorriso lindo, a moça desfilando em carro aberto, aplaudida pelo povo, uma unanimidade numa época de TV incipiente que nem sonhava com TV a cabo, sem divulgadores, marketing, redes sociais ou Internet.

A força da beleza natural (naquele tempo miss não usava silicone nem botox, era tudo de verdade) no esplendor dos 18 anos, com seus belos olhos azuis, que fez o grande Dorival Caymmi dizer: “Eu nunca soube o que era mais bonito, se os olhos de Martha ou o mar de Itapoã”. Antes de conhecer Martha Rocha acompanhei suas alegrias e tristezas pela revista ‘O Cruzeiro’, da qual ela era capa frequente. O casamento, a viuvez aos 23 anos, o nascimento dos dois filhos, o novo casamento, o nascimento da filha, a separação e, mais tarde, os netos. Quando a conheci pessoalmente, fiquei encantada com sua risada feliz, sua educação impecável com seu humor divertido e atento e,principalmente, com sua sinceridade. Por tudo isto não me surpreendi quando li no seu site dela (www.martarocha.com.br) a biografia oficial, que trata das belas coisas que ela viveu, mas menciona também as dificuldades por que passou: econômicas, familiares e de saúde.

É tão bom quando a gente conhece alguém assim. Hoje em dia, pouco vejo Martha. Que pena! É tão bom conversar com ela. Ela mora em Volta Redonda, pinta telas abstratas, que podem ser vistas e compradas no site. Prefiro as telas azuis, acho mais felizes, talvez porque me lembrem mais os lindos e alegres olhos de Martha Rocha, a eterna Miss Brasil.

odia.terra.com.br
E-mail: comcerteza@odianet.com.br

Post a Reply to This Message ]
Replies:

Nenhum comentário: