sábado, 19 de fevereiro de 2011

 A BBBeleza pondo a mesa


Author:
Danni
Edit |View ]

Date Posted: 19:03:00 02/16/11 Wed



Goste-se ou não, o BBB tem grande audiência e mobiliza muita gente, inclusive nas redes sociais. Nesta edição, vemos mais uma miss participando do jogo, a Miss Campos de Goytacazes 2011, Adriana Santana.

A imagem social da miss no Brasil não é das melhores. Em geral, essa imagem é a da menina bonitinha e meio burrinha, sem muito conteúdo. Grazzi Massafera mostrou outra imagem e foi longe. Outras que passaram pelo programa como a tal “Miss Brasil” casada, Joseane e uma miss Pernambuco (cujo nome não me lembro agora) também não ajudaram muito a reverter o preconceito contra misses. Se é que não pioraram.
No caso da Miss Campos, infelizmente, a imagem negativa da miss acaba sendo corroborada.

Não vejo o BBB apenas na edição da Globo. Assisto também pelo site do programa. Minha impressão, compartilhada por vários sites especializados no BBB, é a de que a Miss da vez se trata de uma garota insegura, vingativa, machista em relação a si mesma e às demais mulheres, além de burrinha. Apesar disso, ela conseguiu voltar de um paredão e continuar no jogo, o que teria a ver com a sua opção em se alinhar com um trio de homens da casa e não com as mulheres.

Como era quase previsível, a Miss apaixonou-se pelo Mister Paraná, o “Rodrigão”, que saiu da fase de silencio para mostrar-se cada vez mais vaidoso, sem conteúdo e também muito machista. Aliás, isso fica claro na forma como ele, muitas vezes, trata a miss.

Muitos afirmam que o Mister está cada vez mais perto da vitória. A razão? O voto que impera no BBB é feminino e seu público atual, cheio de adolescentes (as “caprichetes”, como falam os especialistas), vota pela beleza do “príncipe encantado”. Esse público de adolescentes tem tempo para ficar horas na internet votando. Aliás, esses grupos se articulam para isso, com métodos de mobilização que vem se repetindo no BBB desde 2009. O fato é que nesta edição, cada vez mais, a beleza é em si um valor que se sobrepõe a uma cabecinha menos fútil e mais aberta.

Seja como for, tenho a impressão que, no final de tudo, vamos ter mais uma situação em que a imagem negativa da Miss vai ser reforçada.

Os dois – mister e miss – a julgar pelo que se vê no BBB, mostram que beleza é um valor que muitas vezes pode passar longe daquilo que é uma pessoa interessante e com algo a dizer para o mundo.



Post a Reply to This Message ]
Replies:

Nenhum comentário: