segunda-feira, 29 de junho de 2009

Belezas brasileiras

Belezas brasileiras







Atenção, photoshopadas! Menos, menos, menos ...


Author:
Miss NET
[Edit]

Date Posted: 16:09:33 06/27/09 Sat

Fotógrafo alemão lança um movimento contra os excessos de manipulação de imagens e em defesa das mulheres reais.Nós aderimos, felizes

FERNANDA COLAVITTI E LUCIANA MATTIUSSI, COM FOTOS DE FELIPE HELLMEISTER


Elas não têm olheiras, rugas ou marcas de expressão. Gordurinhas, flacidez e celulite não aparecem em seu corpo escultural. São perfeitas em qualquer idade. Tão perfeitas que... só existem nas revistas de moda e nos anúncios publicitários. Quem diz isso não é somente o público feminino, invejoso e cansado desses modelos de beleza inatingíveis. Os próprios profissionais da moda e da beleza, que nos últimos anos abusaram dos softwares de manipulação de imagem para criar supermulheres, reconhecem que cometeram excessos. Agora defendem a volta da beleza natural ou intervenções discretas que não deixem as modelos parecidas com criaturas sintéticas, verdadeiros “objetos de marte”, como as descreveu o fotógrafo alemão Peter Lindbergh.

Um dos mais respeitados profissionais de moda do mundo, Lindbergh está à frente de um movimento internacional contra o abuso no uso de maquiagem e Photoshop. “A alteração das imagens teve um peso muito grande na forma como definimos visualmente as mulheres”, disse ele em entrevista ao jornal americano New York Times. “Retoques excessivos não devem representar a mulher neste século.” Lindbergh fez em maio uma série de capas para a revista Elle francesa, retratando mulheres sem maquiagem ou retoques digitais. Entre elas estavam as atrizes Monica Bellucci, Sophie Marceau e a modelo tcheca Eva Herzigova. Outras publicações aderiram à ideia. A edição das “Cem pessoas mais bonitas” da revista People incluiu imagens de 11 mulheres famosas usando “nada mais que hidratante”. Entre elas, a estonteante Eva Mendez. A revista americana de celebridades Life & Style também alardeou que sua capa de maio, que mostrava a atriz Kim Kardashian de biquíni, estava “100% sem retoques”. A precursora da onda foi a top Kate Moss, que apareceu em março num ensaio da revista americana New York com o corpo real de uma mulher de 35 anos: bonito e bem cuidado, mas perfeitamente normal, sem plásticas de Photoshop.

No Brasil, o movimento pela beleza real também começa a ganhar espaço. O fotógrafo José Fujocka, um dos especialistas em tratamento de imagem mais requisitados por publicações de moda, já sentiu a tendência. “Tanto revistas quanto fotógrafos estão me orientando cada vez mais a retocar o mínimo possível”, afirma. “Isso não significa que vamos abandonar o Photoshop, apenas usá-lo com moderação.” E não é só no universo das revistas que se observa esse esgotamento da beleza digital.

Em abril, modelos e atrizes brasileiras posaram sem maquiagem para a exposição Mulheres de verdade, exibida no Rio de Janeiro com curadoria de Marco Antônio Ferraz, editor de moda da revista americana Vanity Fair. “O Photoshop é um ótimo recurso para corrigir uma olheira ou uma espinha, não para mudar o rosto e o corpo das pessoas”, diz ele. Compartilham sua opinião as modelos Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann, Raica Oliveira, Luiza Brunet e Marcelle Bittar, que estão entre as mulheres mais belas do mundo. Cansadas de não se reconhecer nas fotos, elas concordaram em posar para as páginas de ÉPOCA de cara lavada e sem retoques, exatamente como são: imperfeitas e lindas, absolutamente lindas.


ISABELI FONTANA - 25 anos
"Estão mexendo demais, deixando com cara de boneca de porcelana"



“Não tenho problemas em fotografar de rosto limpo e sabendo que não vão fazer nenhum retoque. Mas prefiro que deem uma apagadinha em manchas ou alguma espinha”, diz a top paranaense. Ela acha que o uso dos softwares de manipulação de imagem se tornou exagerado. “Estão mexendo demais, deixando com cara de boneca de porcelana. A mulher não se sente confortável vendo essas imagens. Aquilo é inatingível”, afirma. Ela diz que não se reconhece em várias fotos e que prefere uma beleza natural a uma coisa forçada. “Me deixam mais sarada e sei que não tenho aquele pernão, por exemplo. Também me deixam sem linhas de expressão e aumentam a boca.”

MARCELLE BITTAR - 27 anos
"Acho as modelos mais bonitas quando saímos para jantar sem maquiagem"



A modelo paranaense acha que programas de manipulação de imagem como o Photoshop servem para facilitar o trabalho das modelos, não para mudar quem elas são. “Antigamente, uma sessão de fotos demorava mais, por que precisava refazer a foto se alguma coisa estivesse errada. Hoje, é tudo no computador”, diz ela. Marcelle conta que também se usam recursos digitais em lugar da maquiagem. “Hoje, estão exagerando, criando imagens que não existem. Tudo nas fotos fica ‘mais’: olho mais verde, cabelo mais brilhante. Estão criando imagens que não existem.” Ela diz que adora a beleza natural. “Em geral, acho as meninas com quem trabalho bem mais bonitas quando saímos para jantar do que nos desfiles ou nas sessões de fotos.”

RAQUEL ZIMMERMANN - 26 anos

"Ninguém é mais bonito quando parece de plástico"



A top número um do mundo diz que se sente totalmente confortável em fotografar ao natural. “Tenho trabalhado bastante com o Jurgen Teller (fotógrafo alemão). Não tem produção, não tem retoque, até porque ele não faz fotografia digital, só filme. Fizemos juntos a capa da revista inglesa I-D de junho, na qual estou de cara limpa”, diz. A modelo não gosta dos retoques em excesso. “Uma vez fiz uma campanha que, quando a vi pronta, pensei que tivessem colocado outra em meu lugar. Deixaram meu rosto totalmente diferente.” A gaúcha acredita que as pessoas devem aprender a conviver com suas imperfeições. Ela mesma tem uma cicatriz embaixo do olho direito, mas nunca pensou em retirá-la. “Isso sou eu, é parte de mim, da minha história.”

RAICA OLIVEIRA - 25 anos

"Quem me vê pessoalmente acha que eu pareço mais nova do que nas fotos"


Foi a primeira vez que a modelo fluminense fotografou de cara totalmente lavada, mas sentiu-se confortável durante o ensaio. “Quem é bonito é bonito sem maquiagem. A pessoa acorda sem precisar de retoque”, diz a moça modesta. Ela elogiou as fotos da atriz Monica Bellucci na Elle francesa e defendeu o fim dos exageros nos retoques. “Existem fotos tão modificadas que a modelo fica parecendo um robô, uma Barbie”, diz Raica. “É a tal da beleza perfeita, irreal, que cria problemas para quem quer ficar igual à que está na revista. Elas buscam a perfeição que não existe.” Várias vezes ela mesma não se reconheceu nas fotos. “Uma vez colocaram maquiagem demais.” Ela se importa? “Não muito. É trabalho.”

LUIZA BRUNET - 47 anos
"Tenho 47, sempre peço para não ficar com o corpo de uma menina de 20 anos"




A modelo diz que tanto o Photoshop como a plástica deveriam ser usados com moderação, para deixar as pessoas melhores, não para “fabricar” beleza. “Na minha geração, não tinha essa manipulação das fotos. As pessoas eram o que eram, mostravam sua beleza natural. Fiquei impressionada quando percebi que agora fazem tantos retoques. É um exagero, perde-se a personalidade, fica todo mundo parecido”, diz a sul-mato-grossense, muito bem resolvida com sua aparência. “Tenho 47 anos, tenho consciência disso e não preciso aparentar ser mais nova. Não tenho problema nenhum com meu corpo. Envelhecer é irreversível, e toda idade tem sua beleza. Sempre peço para não me deixarem com o corpo de uma menina de 20 anos.”


http://revistaepoca.globo.com

[ Post a Reply to This Message ]
Replies:

Nenhum comentário: